Motivos e Perigos

Os motivos que levam às Drogas    

 Muitas perguntas surgem na mente de uma pessoa. A principal é: “O que leva uma pessoa a usar droga?”. É Verdade é que cada um tem os seus motivos, para usar drogas.

1º. A oportunidade para experimentar.

Onde é que isso acontece?

Numa festa, numa viagem ou com os amigos. A qualquer momento a droga aparece á nossa frente. E aí vem a curiosidade para experimentá-la. Mas o facto somente de a experimentar não significa que uma pessoa fique dependente logo de início.

Porém, experiências, aparentemente inocentes, podem resultar em problemas. Além disso, a pessoa passa a ser vista com outros olhos pela sociedade, como drogado(a), e passa a ser excluído(a) pela sociedade, e é tratado(a) de maneira diferente pelos amigos, pelos pais, na escola, no trabalho e onde quer que seja.

2º. O Uso de drogas pode ser visto como algo excitante e ousado.

         É necessário que os adultos alertem os jovens sobre o risco das  drogas.

         Entretanto muitas vezes são os riscos envolvidos que atraem os jovens. Por exemplo, se o jovem não tem muita informação sobre o assunto, ele por curiosidade, acaba por experimentar um tipo de droga que é muito comum  para quem está a começar. Essa droga é a marijuana.

3º. Uma grande ferramenta para modificar as emoções.

         As drogas são capazes de modificar o que sentimos. Esse poder de transformação das emoções pode-se tornar atraente, principalmente para quem está a passar por dificuldades.

4º. O Grupo influencia o uso de drogas.

         Há pessoas, sobretudo os jovens, que acabam por experimentar a droga por influência de colegas e amigos.É a tal chamada pressão de grupo. Os jovens que acedem a essa insistência, são aqueles que têm dificuldades em ser aceites pelo grupo e também apresentam outros tipos de problemas, como baixo auto-estima e o  facto de se sentirem poucos amados pelos pais.

5º. Busca por um alívio aos problemas.

         O uso de drogas pode ser uma tentativa de abrandar sentimentos de solidão, inadequação, baixo auto-estima ou falta de confiança. Para algumas pessoas, é mais fácil, por exemplo, cheirar cocaína ou  tomar ecstasy para se sentirem ambientados e auto confiantes.   

Quais são os perigos e efeitos da droga?

     

O consumo habitual de drogas leva à dependência, que é a necessidade de consumir cada vez mais droga. E os perigos e efeitos são:

 

EFEITO IMEDIATO

ACIDENTES / OVERDOSE

CRACK

Euforia, desinibição, diminuição do apetite, agitação psicomotora.

Convulsão, enfarto do miocárdio, coma, morte.

COCAÍNA

Euforia, desinibição, diminuição do apetite, agitação psicomotora.

Convulsão, enfarto do miocárdio, coma, morte.

ÁLCOOL

Efeito relaxante, falta de coordenação motora, euforia seguida de depressão.

Enfarto do miocárdio, coma, morte.

MARIJUANA

Desinibição, aumento da percepção, alucinações, relaxamento.

Coma

HEROÍNA

Bem-estar, euforia, sonolência.

Parada respiratória, edema pulmonar.

ANFETAMINA

Euforia, aumento da disposição física, sensação de poder.

Agressividade, comportamento paranóico.

Deixe um comentário